Votorantim: A capital do cimento
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 102 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice
     
Votorantim está localizado a sudoeste do Estado, distante à 102 km da Capital. Ocupa uma área de 177 km². A altitude média circunda em 557m. A cidade possui clima tropical e temperatura média anual de 20 graus. Faz divisa com os municípios de: Sorocaba, Piedade, Ibiúna, Salto de Pirapora e Alumínio. Encontra-se em um dos principais eixos industriais do Estado, com importantes vias de acesso como Rodovias Castelo Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), João Lemes dos Santos (SP-264) e SP-79 que liga a cidade ao litoral sul do Estado. O município também engloba parte do Reservatório de Itupararanga, que também é uma Área de Proteção Ambiental - APA. Votorantim encontra-se em um dos principais eixos industriais do estado.



O início da exploração e povoamento de Votorantim aconteceu em meados do século XVII, quando Paschoal Moreira Cabral, primeiro habitante do município, parente de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, instalou-se no local conhecido como Itapeva (pedra chata), hoje sede da Fazenda de São Francisco, de propriedade do Grupo Votorantim, iniciando o período rural com a plantação de cana e instalação da primeira moenda, utilizando-se do trabalho de índios escravizados.

A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de "Botu-ra-ti"/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao município.A primeira eleição municipal realizada em Votorantim ocorreu em 7 de março de 1.965, confirmando a vitória do

 

Sr. Pedro Augusto Rangel como primeiro prefeito de Votorantim. A instalação do município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira administração autônoma. A cidade comemora seu aniversário em 8 de dezembro, data consagrada à Nossa Senhora da Conceição e que encerra as atividades alusivas à Semana da Emancipação, sempre iniciada em 1º de dezembro.

O setor industrial é a sua mais expressiva fonte de renda (tecidos, papel, papelão, celulose, cal, embalagem, equipamentos variados, inclusive eletrônicos e, de modo especial, o cimento. Votorantim vive ainda do cultivo de variados produtos agrícolas, sobretudo hortifrutigranjeiros. Possui ainda gado de corte e leiteiro, aves e outros animais. O seu comércio apresenta-se expressivamente ativo e variado, atendendo satisfatoriamente as necessidades da população. A cidade é considerada nos dias atuais como a capital do cimento pois grande parte de sua economia vem diretamente da venda de cimento para muitos estados do Brasil.

Entre os pontos turísticos da cidade está a Barragem Santa Helena, que é responsável pela produção de energia para cnsumo industrial, a Cachoeira da Chave, local onde se originou o nome da cidade, a Cascata Votocel, a Creche Castelo dos Sonhos, sediada em um dos prédios mais antigos da cidade, a Prainha Santa Helena, local que conta com diversos atrativos para lazer e entretenimento, o Parque Ecológico do Matão, a Capela da Penha, a Cachoeira São Francisco, a Igreja Santa Helena e a Praça de Eventos "Lecy de Campos".

 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008