HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Várzea Paulista: A terra das Olarias
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 63 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice
     
Várzea Paulista ocupa uma área de 35Km².

A região que hoje é a cidade de Várzea Paulista começou a ser povoada no final do século XIX, a data oficial de fundação é 1886. Em 1867, os ingleses construíram a estrada de ferro que liga Santos a Jundiaí. Esta estrada passava por uma várzea campesina, que tinha um saliente acidente geográfico e as águas cristalinas do rio Jundiaí.

Somente dezenove anos depois da inauguração deste trecho ferroviário, o local recebeu seu primeiro morador, Isaac de Souza Galvão. Ele montou uma olaria, pois tinha conhecimento que uma destilaria européia iria se instalar na região para produzir álcool do cultivo da mandioca. Várzea participou do ciclo do café, mas uma impressionante geada deixou os cafeicultores da região arrasados, em 1878. O fenômeno foi tão dramático que os historiadores apontam o fato como o responsável pelo fim do ciclo do café na região. Em 1964, devido ao crescimento da cidade, acontece sua independência em relação à Jundiaí.


Em 21 de março de 1965, a cidade foi oficialmente instalada, recebendo o nome complementar de “Paulista”, a fim de se diferenciar de outras sete localidades brasileiras denominadas “Várzea”.
 
A boa localização junto à estrada de ferro e o pioneirismo econômico renderam à Várzea Paulista uma situação privilegiada em relação à quantidade de indústrias aqui instaladas.

Várzea conheceu o apogeu agrícola quando diversas famílias investiam na terra e no arado. A região teve vastas plantações de uva, café, mandioca, cana-de-açúcar, verduras e legumes de todos os tipos e variedades, cujos produtos abasteciam o mercado paulistano. Entre as várias atividades realizadas na região, as famosas aguardentes de Várzea, se destacaram como a aguardente “Da Boa”.

Os produtores hortifrutigranjeiros decidiram fundar uma cooperativa e promover a fusão com a Cooperativa Agrícola Jundiaí, que reunia os produtores rurais e coordenava a comercialização e o transporte de seus produtos O Município de Várzea Paulista possui cerca de 1.758 empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços e 27 produtores agropecuários inscritos na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Entre as empresas da cidade estão Elekeiroz S/A, Salvador Carmelo Ferrari & Cia. Ltda., Kyuichi Nozaki & Filhos Ltda., KSB Bombas Hidráulicas S/A.


 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008