HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Taubaté: A Cidade Educacional
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 130 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice
     

Tem suas origens na sesmaria de Jaques Félix, na busca de índios e do ouro. No século XVII, partiram de Taubaté inúmeros bandeirantes que eram fundadores das cidades de Minas Gerais e participantes da Inconfidência Mineira.

Chega à cidade em 1842. Embora tenha crescido rapidamente a partir da cultura do café, esta já começou a ter abastecimento de água e epidemias, como a varíola, já no século XVIII.

No séc. XIX, desenvolve-se rapidamente, diversificando atividades mais "urbanas". Manteve sua posição de liderança em relação às outras cidades da região no século XX, com a chegada das indústrias, que foram em grande número, modificando o perfil da cidade, só perdendo esta posição, depois da metade deste.

Atualmente, se destaca como centro universitário e industrial. Embora alguns problemas, como o abastecimento de água tenham sido resolvidos, possui os problemas típicos de centros industriais: poluição do ar e da água, congestionamentos, desemprego, etc. Suas principais atividades econômicas são a indústria e a pecuária.

Taubaté localiza-se no Vale do Paraíba, entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, distante 130 km da capital.

O acesso ao município pode ser feito pela Rodovia Presidente Dutra BR-116, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e, ainda, pelas rodovias SP-62 e SP-125. A rede ferroviária é operada pela concessionária MRS Logística, conectando-se aos Portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória.

A distância de Taubaté ao Aeroporto de São José dos Campos é de apenas 30 km e aos aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos, e Congonhas, em São Paulo, de mais de 100 km. O Porto de São Sebastião, por sua vez, fica a 160 km, enquanto os de Santos, Sepetiba e Rio de Janeiro, a menos de 300 km. Possui, ainda, terminal alfandegado e pátio de estocagem de contêineres.

A cidade é abastecida pela rede de gás natural proveniente do Gasoduto Bolívia–Brasil e será a primeira do Estado e a segunda do país a implantar o projeto de distribuição de Gás Natural Comprimido – GNC por meio de caminhões especiais, visando atender às indústrias instaladas nos distritos, distantes da atual rede de dutos. Taubaté também está integrada à rede de fibra ótica que liga à capital.

A atividade agrícola local compreende culturas como as do arroz, milho, batata, feijão e cana para forragem, e a Prefeitura estimula a implantação de agroindústrias. A pecuária, predominantemente leiteira, vem passando por um processo de modernização.

O parque industrial de Taubaté é diversificado, destacando-se os setores automobilístico, mecânico, autopeças, eletroeletrônico, telecomunicações, químico e alimentício.

As principais empresas instaladas no município são: Volkswagen (montadora de automóveis), Ford (fundição de aço e alumínio e fábrica de motores), Usiminas (centro de distribuição de chapas de aço), Woco (autopeças), Daido (correntes de transmissão), Autoliv (autopeças), Autocom (autopeças), Pelzer (autopeças), Pavi (pré-moldados de concreto), Plastic Omnium (injeção de plástico), GM (mecânica pesada), Alstom (máquinas e equipamentos elétricos), Daido (correntes dentadas, elevadores de caçambas), Daruma (telecomunicações), LG (equipamentos eletrônicos), IFF Essências e Fragrâncias (química), Rieter Ello (artefatos têxteis), Maltaria do Vale (bebidas), Vision (ótica), Ciro Atacadista (distribuidora de alimentos), Prolin (serviços de limpeza).

Conhecida como Cidade Educacional por Excelência, Taubaté foi pioneira na região no que diz respeito à implantação do ensino superior e à formação de universidade. A Universidade de Taubaté – Unitau é uma instituição pública municipal com mais de 14 mil alunos, que oferece 39 cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Biociências e Ciências Humanas, entre eles Agronomia, Arquitetura, diversas modalidades de Engenharia, Medicina, Odontologia, Publicidade e Propaganda, além de pós-graduação.
 
Além disso, a proximidade de São José dos Campos, São Paulo e Campinas asseguram ao município ampla oferta de mão-de-obra qualificada, formada nos centros universitários de excelência dessas cidades, bem como a possibilidade de desenvolvimento tecnológico com base nos centros de pesquisas espalhados ao redor das universidades da região.

Na área da saúde, destaca-se o Hospital Universitário de Taubaté (vinculado à Unitau), que atende a gestações de alto risco e, também, é referência nas áreas de cirurgia infantil, ortopedia, oftalmologia, hematologia e onco-hematologia.

A população conta, ainda, com o Hospital de Clínicas Santa Isabel e o Hospital São Lucas, além de 25 postos de saúde e quatro pronto-socorros.

Uma das principais atrações turísticas de Taubaté é o Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde nasceu e se inspirou Monteiro Lobato, a maior expressão da literatura infantil brasileira. Sua sede, construída em 1860, está instalada numa área verde de 20 mil m2 e abriga, hoje, o Museu Histórico e Pedagógico, onde se desenvolvem atividades como teatro infantil, oficina de artes e visita com os personagens do Sítio. Nessa sede encontra-se uma biblioteca especializada na obra de Lobato.

O município também foi cenário da maioria dos filmes do ator e cineasta Amácio Mazzaropi, famoso pelo popular personagem Jeca Tatu. O Hotel Fazenda Mazzaropi conserva os estúdios de gravação e cerca de 6 mil peças sobre o artista, oferecendo sessões com seus filmes.

Além de casarões coloniais que preservam a arquitetura dos tempos do ciclo do café, Taubaté abriga outras construções centenárias, como a Capela de Nossa Senhora do Pilar, do século XVII, o Convento de Santa Clara, fundado em 1674, a Catedral de São Francisco das Chagas de Taubaté, que se originou da primeira igreja de taipa-de-pilão erguida por Jacques Félix em 1645, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, antiga Capela dos Homens Pretos, construída no século XVIII, o Museu de Arte Sacra, de 1748, e o Santuário e Praça de Santa Terezinha, com estilo neogótico e um belo jardim, onde se destacam 50 exemplares de cerejeiras ofertados pela colônia japonesa por ocasião dos 70 anos de imigração no Brasil.

O artesanato taubateano é conhecido nacionalmente. Na Rua Imaculada, concentram-se os "figureiros", artistas que esculpem peças em argila e barro, vendidas no país e no exterior, representando a devoção religiosa e a cultura típica do Vale do Paraíba, como o pavão ou "galinho do céu" (símbolo da cidade) e os personagens criados por Monteiro Lobato. Essa arte, que teria surgido há cerca de 300 anos, por incentivo de padres franciscanos do Convento de Santa Clara, com os presépios e lapinhas de Natal, transformou-se em importante atividade econômica local.

Os parques municipais são três: Horto Municipal, Parque da Vila Costa e Parque Jardim das Nações.
Além disso, fica a 45 km de Campos do Jordão, "a Suíça brasileira", cidade localizada na Serra da Mantiqueira, a 1.700 m de altitude, que apresenta agradável clima de montanha e temperaturas negativas nas estações frias, e a 95 km dos municípios do Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela), com suas belíssimas praias, que atraem grande número de turistas.

Seu principal centro de compras é o Taubaté Shopping, atualmente com 110 lojas e em fase de ampliação.

Entre os hotéis, destacam-se: Hotel Fazenda Mazzaropi (a 4 km do centro), Gávea Hotel e San Michel Palace Hotel (localizados no trevo principal da cidade), Continental Inn, Samambaia Executive Hotel, Hotel Antico Plaza, Plaza Suite Hotel, Hotel Potenza, São Geraldo Palace Hotel e Hotel São Nicolau.

Taubaté conta com o serviço de 22 agências bancárias e serviços de locação de veículos. Há, ainda, 18,6 terminais telefônicos para cada grupo de 100 habitantes e diversos provedores de acesso à Internet.

 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008