HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  São Bernardo do Campo: Sede das primeiras montadores de veículos do Brasil
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 21 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice
     

São Bernardo do Campo é um município do estado de São Paulo, na mesorregião Metropolitana de São Paulo e microrregião de São Paulo. A área total do município é de 406 km².

São Bernardo, desde a década de 50 tem sua economia baseada na indústria automobilística - Sede das primeiras montadoras de veículos do Brasil, tais como Volkswagen, Ford, Scania, Toyota, Mercedes-Benz, Land Rover (Karman Ghia) além das industrias de auto-peças que as suportam.

Na ultima década a economia da região teve uma grande diversificação, o que elevou a importância do setor de serviços na cidade.

 
O comércio é variado e encontrado em todos os bairros, destacando-se o tradicional comércio da Rua Marechal Deodoro e adjacências, e o conhecido nacionalmente Centro Moveleiro da Jurubatuba, que dá a São Bernardo do Campo a denominação de Capital do Móvel.

O município é atendido pelos ônibus das empresas SBCTRANS, consórcio que opera as linhas municipais, e EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), que opera o Corredor Metropolitano, interligando São Bernardo do Campo (Terminal São Bernardo e Ferrazópolis) aos municípios vizinhos de Diadema, Santo André e São Paulo. A ETCSBC ainda existe mas somente administra o transporte municipal.

Na questão educação, São Bernardo tem o maior número de universidades e faculdades no ABC.

 
Foto: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Fontes consultadas:
Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008