HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Ourinhos: Devido a sua condição logística privilegiada é considerada o portal do Mercosul
 
OURINHOS: Menor índice de mortalidade infantil do Estado
OURINHOS: Notícias e pautas sobre a cidade AQUI
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 370 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice

 
     
Ourinhos localiza-se na região Sudoeste do Estado deSão Paulo, a 370 Km da Capital. Ocupa uma área de 282 Km² e faz divisa com as cidades de São Pedro do Turvo, ao norte, Jacarezinho, ao sul, Santa Cruz do Rio Pardo, ao leste, e Salto Grande, ao Oeste. Tem acesso pelas rodovias Castelo Branco, Orlando Quagliato, Raposo Tavares e Transbrasilandia. O clima de Ourinhos é do tipo subtropical, ou seja, com verão úmido e inverno seco. A temperatura média é de 21ºC.

Ourinhos com todas as caracter ísticas dos municípios da zona pioneira e da fase econômica que se iniciou com o avanço de café para as novas terras de florestas derrubadas, na região às margens do Rio Paranapanema, pouco conhecida nos primeiros anos deste século. Com a presença de um elemento novo - o colono italiano - conseguiu-se uma rápida ocupação da terra, com a predominância da monocultura (café e algodão), integrando-se na vida econômica da monocultura e do Estado. em 1.906 deu-se o início do povoado com reduzido número de casas. Em 1908 foi criado o Posto da Estrada de Ferro, que foi 04 anos mais tarde transformado em estação.


Dessa época em diante, teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua excelente condição geográfica. De pequeno povoado torna-se Distrito da Paz subordinado a Salto Grande de Paranapanema, em 1915. Três anos depois é elevado à categoria de município, em 1918, cuja instalação se deu em 1919. Em seguida torna-se paróquia sob a invocação do Senhor Bom Jesus. Com o constante desenvolvimento e progresso, acaba se tornando sede da comarca, transferida que foi esta de Salto Grande para Ourinhos em 30 de novembro de 1938, sendo de terceira entrância e com duas varas, apenas uma instalada.

Ourinhos é uma cidade de comércio forte, setor de serviços em franca evolução e um parque industrial diversificado. No campo agro-industrial, sobressaem os setores de açúcar e álcool , óleo de soja, ovos, leite, destilado de cana e café. Dois distritos industriais, dotados de toda infra-estrutura, abrigam empresas já consolidadas e em fase de implantação.
 
O comércio atrai consumidores de toda a região, no setor de atacado e varejo. A localização estratégica e a malha rodo-ferroviária são favoráveis tanto para quem produz como para quem distribui riquezas. Esta condição logística privilegiada faz de Ourinhos o autêntico Portal do Mercosul, oferecendo vantagens naturais aos potenciais investidores.

Ourinhos possui empresas de agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal, Indústrias extrativas, Produção e distribuição de eletricidade, gás e água, de Construção, Alojamento e alimentação, Transporte, armazenagem e comunicações,

A cidade possui 34 estabelecimentos de saúde, 19 deles prestam serviço ao SUS.


A nível de educação a vocação de Ourinhos para a área técnica/tecnológica começou com a unidade de ensino da Fundação Paula Souza, que forma técnicos em Informática e Eletrônica, a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Ourinhos) veio depois, nela são oferecidos cursos de nível superior em Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação; Gerenciamento de Sistemas e Tecnologia ; Telemática; Tecnologia em Projeto de Sistemas de Informações. Foi instalado na cidade o campus FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) que passou a oferecer bacharelado em Sistema de Informações., que se somou às graduações em Marketing, Administração e Comércio Exterior.

A Universidade Estácio de Sá, a maior do país, oferece no campus de Ourinhos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores; Curso de Especialização em Redes de Computadores com Academia Cisco; Curso de Redes de Alta Velocidade; Curso de Segurança em Redes de Computadores; Curso de Comunicações Sem Fio; Curso de Gerência de Redes de Computadores. Por fim, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) instalou-se em Ourinhos e oferece curso superior em Geografia, com ênfase em Climatologia.


A cidade conta com bibliotecas municipais, teatros, aeroporto, cartórios, clubes, entidades assistenciais, escolas estaduais, escolas municipais de educação infantil e fundamental, escolas particulares, faculdades. Conta também com jornais impressos, rádios e emissoras de televisão.
 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008