HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Guarujá: A pérola do Atlântico
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 76 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice

 
     
Guarujá localiza-se na Ilha de Santo Amaro, banhada a oeste pelo estuário de Santos, ao norte pelo canal de Bertioga e ao sul e leste, pelo Oceano Atlântico e dista 76 km da capital.

As principais estradas que dão acesso ao município são: Sistema Anchieta-Imigrantes, SP-61 Rodovia Rio-Santos, Rodovia Dom Domênico Rangoni (Piaçagüera-Guarujá). A travessia, por mar, em direção a Santos e Bertioga pode ser feita por meio do sistema de balsas. A Malha Paulista, operada pela Ferrovias Bandeirantes – Ferroban, integra o sistema de transporte de carga até o Porto de Santos.

O Porto, que dista apenas 5 km, está sendo ampliado com a utilização da margem esquerda do estuário, pertencente a Guarujá, onde estão construindo grandes terminais de contêineres. Encontra-se em fase de projetos o túnel sobre o estuário de Santos que ligará Santos a Guarujá.

Na cidade, será implantado, ainda, o Aeroporto Civil Metropolitano da Baixada Santista, na Base Aérea de Santos, sediada em Guarujá, que mantém um centro de treinamento em helicópteros.

O município dispõe de comunicação com a capital do Estado por meio de rede de fibra óptica instalada ao longo do Complexo Anchieta /Imigrantes
Conhecido como Pérola do Atlântico por suas belezas naturais, pelas praias e paisagens sofisticadas, o Guarujá atrai milhares de turistas, vindos de todas as partes do mundo. A população flutuante do município gira em torno de 1,6 milhão de pessoas, somando-se os períodos de alta e baixa temporada.

Com clima quente e úmido e temperatura que varia de 10ºC a 35ºC, é um dos mais conhecidos centros turísticos do litoral paulista. Entre seus principais atrativos, estão belas praias, a saber: Guaiúba, Astúrias, Enseada, Pernambuco, Pitangueiras, Perequê, Santa Cruz dos Navegantes, Góes, Monduba, Sorocotuba, Tombo, Mar Casado, Iporanga e Prainha Branca.

Vista aérea Guarujá Foto: OPY Imagens


Existem monumentos históricos interessantes, como: Ermida do Guaibê, Forte São Felipe, Fortaleza de Barra Grande, Forte do Itapema, Pavilhão da Maria Fumaça, Pavilhão do Carro Fúnebre de Santos Dumont. E, ainda, o parque temático Eureka Exploratorium e o Aquamundo, maior aquário da América Latina, com 3 mil m2, 25 tanques de água salgada e cinco de água doce, que abriga cerca de cinco mil animais aquáticos e terrestres, de 700 espécies, provenientes de várias partes do mundo.

Convém destacar, também, o artesanato da região, pela variedade de opções e materiais, produzidos geralmente em pequenas oficinas de artesãos. Há exposições no Centro Municipal de Cultura, na Praça do Artesanato, na Praça de Artes Plásticas e no Quiosque do Artesanato (Praça da Bandeira).

O município dispõe de vários hotéis, alguns com instalações para eventos e convenções, como o Casa Grande, o Casa Branca, o Gávea e o Delphin. Há, ainda, flats, pensões e pousadas. No final de 2002, foi inaugurado o novo centro de exposições do Casa Grande Hotel, localizado na praia da Enseada, com a abertura do shopping de verão Casa Grande Boulevard Mall. O prédio, com 4 mil m2, tem espaço para abrigar 70 lojas de moda, acessórios, decoração, além da praça de alimentação. Foi construído num terreno em que vinha sendo montado, há alguns anos, o shopping sazonal Market Plaza, com dezenas de lojas e quiosques de grifes famosas, cobertos apenas com toldos, que atraíam um público de cerca de 200 mil pessoas.
 
O centro de exposições poderá abrigar feiras e eventos durante o ano todo, estimulando o turismo de negócios na cidade.

O comércio local é bastante diversificado, compreendendo quase 4 mil estabelecimentos. Existem sete shopping centers: La Plage, Enseada, Guarujá Center, Cris, Rilocenter, Boulervard e Pier 27.

A atividade industrial não é muito expressiva. Atualmente, existem mais de 800 indústrias, a maioria delas vinculada à construção civil, e outras como: química, reparos navais, mecânica e metalúrgica, pesca, carpintaria e marcenaria, artefatos de cimento, confecções, serralheria, etc. Há um distrito industrial, o Complexo Industrial Naval de Guarujá–CING, direcionado para empreendimentos turísticos.

As principais empresas instaladas no município são: Dow Química, Cutrale (suco de laranja concentrado/exportação), Citrosuco (suco de laranja concentrado/exportação), Localfrio (armazéns frigoríficos/exportação), Santos Brasil (maior terminal de contêineres da América Latina), Wilson Sons (transportes e contêineres), Cortes (transportes e contêineres), Mesquita (transportes e contêineres), Translitoral (transporte urbano de passageiros) e Guarujá Veículos (revenda de autos).

Existem, na cidade, três instituições de ensino superior privadas: a Fundação Don Domênico, com cursos de graduação em Letras, Geografia, História e Pedagogia; a Faculdade do Guarujá – FaG, com Administração - Habilitação em Comércio Exterior, Turismo, Sistemas de Informação e Secretariado Executivo Bilingüe; e o campus da Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, com dez cursos, entre eles Direito, Comércio Exterior, Turismo, Análise de Sistemas. Recentemente, a Unaerp inaugurou o primeiro Laboratório Experimental de Hotelaria da Região Metropolitana da Baixada Santista, um dos mais completos do país, para formar mão-de-obra especializada que atenda à demanda turística. Há, ainda, duas escolas técnicas de nível médio, vinculadas ao Centro Paula Souza – Ceeteps, que oferecem ensino profissionalizante em várias áreas.
Guarujá dispõe de dois hospitais particulares – Santo Amaro e Ana Costa – e ainda do Complexo Municipal, que compreende dois hospitais, uma policlínica e 20 unidades de atendimento. Além disso, a população local pode contar com a estrutura de assistência à saúde existente em Santos.

Em toda a orla marítima, podem ser vistos edifícios e casas de alto padrão. Os principais condomínios residenciais da cidade são: Acapulco, Granville, Terras de São José, Park Lane, Pernambuco II, Sorocotuba, São Pedro, Iporanga, Tijicopava, Península, Marina Canal Guarujá e Tortuga.
A rede de abastecimento de água atende a cerca de 95% da população, enquanto a coleta de esgotos, 75%. O lixo, por sua vez, é coletado em praticamente toda a área urbana.

Entre os principais clubes recreativos da cidade, destacam-se Golf Club, Samambaia, Vila Souza e Socia. Há, também um moderno Ginásio de Esportes, com capacidade para 6 mil pessoas, um centro poliesportivo na praia da Enseada, além de diversos centros esportivos localizados em escolas da periferia.

Existem 17 agências bancárias e serviços de locação de veículos. Há, ainda, 22 terminais telefônicos para cada grupo de 100 habitantes e serviços de telefonia celular móvel; várias retransmissoras de televisão (Globo, SBT, Bandeirantes, Gazeta, Rede TV, Cultura, Rede Vida, Record), além de três provedores de acesso à Internet, cinco emissoras de rádio e três jornais.
Para atrair novos empreendimentos hoteleiros, a prefeitura oferece incentivos fiscais, como a isenção de IPTU e de tributos municipais.
 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008