Cidades Paulistas - Diadema
HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Diadema: Cidade pólo dos cosméticos.
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 16 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice

 
     

Diadema, considerada um município desde 1960, integra a Região Metropolitana de São Paulo e está inserida na região do Grande ABCD, composta por sete cidades. 

Distante 17 Km do marco zero de São Paulo, localizado na Praça da Sé, Diadema tem 30,7Km², o que representa 4,94% de todo o território do ABCD paulista e 0,01% do território estadual.

Diadema possui, em média, 10m² de área verde por habitante. A maior parte das áreas verdes, no entanto, está concentrada ao sul do Município, dentro da área delimitada como de Proteção e Recuperação aos Mananciais (APRM). Assim, os demais bairros apresentam índices inferiores, que variam desde 1m² em Casa Grande a 6m² no Centro.

Em função desta carência de áreas verdes em outras regiões da Cidade, a Legislação Municipal definiu, no Plano Diretor de 1994, as Áreas Especiais de Preservação Ambiental. Estes locais consistem em imóveis com cobertura vegetal significativa em quase a totalidade do imóvel, e que devem ser preservadas para abrigar a avifauna e contribuir para melhores condições do clima local.

A chegada das grandes indústrias automobilísticas ao ABC marcou o início da história econômica de Diadema.
 
Nos anos 50 a Via Anchieta tornou-se o grande eixo de localização deste setor industrial no Brasil. Instalaram-se aí a Volkswagen, a Willys (mais tarde, Ford), a Mercedes Benz e a Scania.

A urbanização de Diadema ocorria em conseqüência da expansão industrial de São Bernardo do Campo. A indústria automotiva abriu mercado para áreas complementares na cidade, como o setor de autopeças e de embalagens. A indústria logo se transformou no ramo de mais intensa atividade econômica do município e ainda hoje permanece como setor de destaque em Diadema.

A metalurgia e as indústrias de cosméticos e de plásticos atualmente são os principais pólos econômicos da cidade. Ainda assim, apesar do predomínio do número de empregos no setor industrial, na última década houve uma pequena mudança no panorama econômico do município. De 1995 a 2000 ocorreu um crescimento nos setores de serviços e comércio em concorrência com a diminuição progressiva dos empregos ocupados na indústria.

Desde 2001, Diadema vem crescendo e ampliando os segmentos instalados no município. O surgimento do Pólo de Cosméticos, uma iniciativa da prefeitura em parceria com os empresários, reúne mais de 100 empresas do setor e gera mais de 11 mil empregos diretos e indiretos é um exemplo desta mudança. Já está em fomento o Pólo de Autopeças e outras novidades estão por vir.

 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008