HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Birigui: A Pérola do Nordeste. Conhecida
como a Capital do Calçado Infantil
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 518 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice

 

 
     
Birigui localiza-se na região nordeste do Estado de São Paulo.

Tem acesso pelas Rodivias Marechal Rondon, Eng Gabriel Melhado Filho e Senador Teotônio Vilela. A Ferrovia Noroeste e a Hidrovia Tietê-Paraná, facilitam e barateam muito o transporte de cargas, principalmente para o Mercosul. O gasoduto Brasil-Bolívia passa por Birigüi, oferecendo esta grande fonte de energia barata, limpa e ecologicamente correta. A cidade faz fronteira com as cidades de Buritama, Coroados, Bilac e Araçatuba. Estando a 521 km da capital do Estado.

O clima de Birigui é tropical seco, com máxima de 36ºC e mínima de 14ºC, com chuvas de outubro a março.

A atividade econômica predominante no município é a industrial (calçados, metalurgia, moveleira, confecção) com 24.000 postos de trabalho – sendo 18.000 na área calçadista. São 164 fabricas com produção diárias 250.000 pares e exportação anual 15% da produção para 65 países.

Birigüi é um grande pólo agrícola na região, responsável pela produção de 37,5% do milho, 30,8% do arroz, 30% da soja, 28% do sorgo entre outras culturas.

Como as principais cidades da região, Birigui, surgiu e cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste, construída no início do século. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo Senhor Nicolau da Silva Nunes.

O nome Birigui teve origem na língua Tupi-Guarani, os índios usavam esta palavra como o
  significado de "mosca que sempre vem"para um minúsculo mosquito hematófago que incomodava a todos e era bastante freqüente na região.

Com o passar do tempo, a lavoura vai ocupando o que era mato. Vai surgindo o ciclo do café. Birigui alcança sua emancipação no dia 8 de Dezembro de 1.921, apenas dez anos depois após sua fundação. Em fevereiro de 1922 é eleita a primeira Câmara Municipal de Birigui. Da fase áurea da monocultura ao café ao maior polo da industria do calçado infantil da América Latina foi a trajetória desta cidade que transformou um quase pejorativo nome de mosquito em um orgulhosos BIRIGUI - A Pérola da Noroeste.

A cidade conta com onze creches, treza escolas estaduais de ensino fundamental, nove escolas estaduais de ensino médio, sete escolas particulares de ensino fundamental e médio, uma ETE (Escola Técnica Estadual) e três centros universitários (Fateb, Uniesp e Faculdade Metodista). A taxa de Alfabetização é de 93,4% da população com mais de 10 anos

O lazer de Birigui conta com o Clube de Pesca e Lazer Lagoa Dourada, o Clube de Rodeio Espora de Ouro, boates, o turismo rural com propriedades modelo assistidas, atesanato rural, quermesse o ano inteiro nos bairros rurais e a festa do porco light no segundo semestre. Um centro cultural que abrange a biblioteca municipal, um espaço de artes e um museu

A cidade possui quatro Santa Casa de Misericórdia de Birigüi. duas emissoras de r ádio AM e duas FM. Uma emissora de TV e dois jornais diários.
 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008