HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Barueri: Mundialmente conhecida como
a sede de Alphaville
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 32 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice

 

 
     

Barueri está situada na região metropolitana da Grande São Paulo, a uma distância de 32 quilômetros do marco zero de São Paulo, na Praça da Sé, com uma densidade demográfica de 3.509 habitantes por quilômetro quadrado,  Barueri  está entre os dez municípios com maior crescimento populacional do Estado de São Paulo.

Município sem zona rural, concentrando toda a população em zona urbana, Barueri tem a quase totalidade de suas vias com pavimentação asfáltica (99,9%).A extensão da rede de água é de 420 quilômetros, abrangendo toda a área do município, e a extensão da rede de esgoto é de 270 quilômetros.

A fundação de Barueri remonta à época das missões jesuíticas, em meados do século XVI.

Segundo os historiadores a origem da cidade foi o aldeamento de Baruery, fundado em 11 de novembro de  1560  pelo  padre  José  de  Anchieta,  que ergueu na margem direita do rio Tietê, pouco acima da confluência com o Rio Barueri Mirim, a Capela de Nossa Senhora da Escada, hoje padroeira do município.

 
O nome Barueri, segundo alguns estudiosos, significa em língua indígena, Flor Vermelha que Encanta, uma alusão a algumas espécies de flores que medravam nas margens do rio.

Seus limites são Santana de Parnaíba a norte, Osasco a leste, Carapicuíba a sudeste, Jandira a sul e sudoeste e Itapevi a oeste.


O município de Barueri é nacionalmente conhecido como sede de Alphaville, um conjunto de condomínios de luxo que, é praticamente uma cidade (tem uma população fixa estimada em 50 mil habitantes - na cidade de Barueri são 265 mil - e uma flutuante de 150 mil pessoas por dia).

Barueri também é conhecida pelo parque industrial de Alphaville, e pela sua taxa de ISS, estipulada no valor mínimo para atrair empresas da cidade de São Paulo. É uma das cidades que mais cresce na Grande São Paulo, principalmente pelo forte investimento em educação e subsídios para atrair empresas

A Rodovia Castelo Branco (SP280) liga Barueri à capital paulista.
 

Fontes consultadas:
Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008