HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Atibaia: A cidade das flores e dos morangos
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 60 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice

 

 

Atibaia é uma estância hidromineral localizada na Serra da Mantiqueira, a 60 km de distância da capital paulista, 56 km de Campinas e 80 km de São José dos Campos. Fica no cruzamento de duas estradas duplicadas: a Rodovia Fernão Dias BR-381, que liga São Paulo a Belo Horizonte, e a Rodovia Dom Pedro I SP-065, que liga Campinas a Jacareí.

O aeroporto local, Olavo Amorim Silveira, possui pista de terra de 1.200 m de extensão, comportando apenas aeronaves de pequeno porte. Entretanto, a 65 km de Atibaia, em Guarulhos, fica o Aeroporto Internacional de Cumbica, e a 61 km, em Campinas, o Aeroporto de Viracopos.

O turismo é a principal atividade econômica de Atibaia. Seu clima temperado, temperatura média de 19ºC, foi considerado pela Unesco o segundo melhor clima do mundo, perdendo apenas para o da Suíça. Durante quase todo o ano, predomina o céu límpido, favorecendo a prática de esportes aéreos, como paraglider e vôo livre, modalidade que já teve vários torneios sediados na cidade.

Da Pedra Grande – rochedo com 1.500 m de altura situado na Serra do Itapetinga, uma área de preservação ecológica de 18 km2 – podem ser vistos seis municípios vizinhos.

Vista aérea noturna de Atibaia - Foto: OPY Imagens

Cachoeiras e trilhas atraem praticantes de esportes "radicais" (rapel, trekking, mountainbike, jipe, motos e outros), e a Represa da Usina, formada pelas águas do Rio Atibaia, onde existe uma área de proteção ambiental com inúmeras espécies vegetais e animais silvestres, é ideal para esportes náuticos e passeios de barco.
Atibaia é uma estância hidromineral e, portanto, possui fontes de águas medicinais radioativas, muito procuradas para fins terapêuticos, como o Balneário Municipal, instalado no Parque das Águas, onde existe um bosque, viveiro de plantas, fonte, lagos.

A cidade oferece outras opções de lazer aos visitantes, entre elas: Carpalândia, um grande centro de criação e comercialização de carpas ornamentais; Casarão Julia Ferraz, construído em 1776, onde são vendidos produtos artesanais; Igreja de São João Batista, com imagens barrocas e um painel pintado por Benedito Calixto; Observatório de Radioastronomia de Itapetinga, o mais moderno da América Latina; Santuário de Shoenstatt, visitado por romeiros de todo o país; Museu Ferroviário, com as locomotivas Maria Fumaça mais antigas em operação na América do Sul; Museu Municipal João Batista Conti, que abriga objetos e documentos do período colonial.

A agricultura, também bastante importante para a economia do município, deve seu bom desempenho ao trabalho de imigrantes japoneses.


Atualmente, existem 1.100 famílias japonesas atuando nas áreas agrícola, comercial e industrial.

 

Conhecida como a Cidade das Flores e dos Morangos, Atibaia lidera a produção nacional de flores e morangos, parte da qual é exportada para diversos países do mundo.

Destaca-se, ainda, o plantio do pêssego e da uva. A cada mês de setembro, é realizada a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia, com apresentações típicas do folclore nipônico, como o Bom Odori (ritual de agradecimento pela boa colheita), e as Festas da Uva (janeiro) e do Pêssego (outubro), todas realizadas no Parque Municipal Edmundo Zanoni. Esse parque abriga um pavilhão de exposições, o Salão do Artesão, o Museu de História Natural, playground e lanchonete, ocupando uma área de 38.700 m2, com extensos gramados, bosques, viveiro de pássaros e um lago com pedalinhos, patos e gansos.

Outra atração da cidade é a Festa do Morango e Expolegumes, promovida, em junho, pela Associação de Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e região, com centenas de expositores e milhares de visitantes. São realizadas, ainda, a Festa do Folclore – Grupos e Congadas (agosto), a Cavalhada (dezembro) e outras comemorações ao longo do ano.

Atibaia abriga também indústrias modernas e de alta tecnologia. Entre as principais empresas locais estão: Algodoeira Atibaia, Atigel, Belmar, Concrelix, Cruzaço, Delta Vinil, Dinamarca, Flex Boat , Flipper, Gesini, Grammer, Lafarge, Santa Terezinha, Mantovani, Micateck, Schnectady e Scheuermann Heilig .

Na área do ensino superior, a cidade conta com as Faculdades Atibaia, que oferecem cursos de graduação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Pedagogia. Além disso, é fácil o acesso às instituições localizadas na vizinha Bragança Paulista, a 26 km de distância de Atibaia, e aos centros universitários de excelência existentes em São Paulo, Campinas e São José dos Campos.

A rede de saúde é composta dos hospitais Albert Sabin Hospital e Maternidade, Hospital Novo Atibaia, Santa Casa de Atibaia, Cruz Azul São Paulo e Centro Radiológico Atibaia.

Monjolo Shopping, Promocenter Shopping, Salão do Artesão, Multshopping e a Feira Permanente de Produtos são os principais centros de compras da cidade. Na Arpa – Artesãos do Portão Associados, uma associação sem fins lucrativos, são comercializados a preços compensadores os famosos tapetes arraiolos, feitos à mão por mais de 1.400 artesãos atibaienses. Essa arte foi trazida ao Brasil pelas antigas famílias portuguesas.

Atibaia possui uma boa rede hoteleira, destacando-se: Park Hotel Atibaia, Bartholo Plaza Hotel, Hotel Village Eldorado, Atibaia Residence Hotel, Hotel Estância Lynce e Spa, Grande Hotel Atibaia, Recanto da Paz Hotel Fazenda, Hotel Bourbon Atibaia, Atibaia Hotel Panorama, Hotel Fazenda Ao Jatobá, Hotel Fazenda Hípica Atibaia e Itapetinga Plaza Hotel. Há, ainda, pousadas, chalés e campings.

O apoio e a orientação aos empresários interessados em investir no município estão a cargo da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Atibaia.

 
Fontes consultadas: Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008