HOME | Principais Cidades de São Paulo | Regiões e Cidades | Turismo e Cultura | Mapas Temáticos | Artigos | Mapa do Site
 
  Americana: Pólo de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas da América Latina
AMERICANA: Notícias e pautas sobre a cidade AQUI
 
 
Para saber mais sobre a cidade
e outras conveniências:
Distância da capital: 129 km
A cidade
Números
Como chegar
Distância entre as cidade da região
Mapas Temáticos - Índice

 

Fundada em 1924, Americana localiza-se a 129 km da capital e a pouco mais de 30 km de outros importantes núcleos urbanos, como Campinas, Limeira e Piracicaba. Forma, com Santa Bárbara d’Oeste, cidade da qual está separada por apenas uma rua, um único núcleo urbano, com 357,4 mil habitantes.

O acesso ao município pode ser feito pela Rodovia Anhangüera SP-330 e pela Rodovia Luiz de Queiroz SP-304. A rede ferroviária local é operada pela concessionária Ferroban – Ferrovia Bandeirantes. Americana fica a 45 km de distância do Porto de Artemis, instalado no Rio Piracicaba, e, portanto, próxima da Hidrovia Tietê-Paraná. Também a 45 km, encontra-se o Aeroporto Internacional de Viracopos, enquanto o Porto de Santos, situa-se a 205 km.

É abastecida pela rede de gás natural proveniente do Gasoduto Bolivia–Brasil.

Em 1875, foi inaugurada a Estação Ferroviária do Município, que coincide com a inauguração da tecelagem de algodão da Fazenda São Domingos (atual Carioba), uma das três primeiras do Estado de São Paulo e que foi o embrião do parque têxtil da cidade, onde trabalharam muitos imigrantes vindos do sul dos Estados Unidos, após a Guerra de Secessão e, também, italianos que começaram a se instalar em Americana a partir de 1887.
O parque têxtil da região, que compreende os municípios de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste, Sumaré e Hortolândia, reúne 700 empresas de fiação, tecelagem, tinturaria e estamparia, empregando cerca de 40 mil pessoas.

Situada a apenas 15 km da Refinaria de Paulínia – Replan, a 2ª maior refinaria de petróleo do país, Americana destaca-se como o maior pólo de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas da América Latina, responsável por 85% da produção nacional. Abriga mais de 430 indústrias têxteis, além de diversos produtores de matérias-primas e centenas de confecções. Com a abertura da economia brasileira a partir do início dos anos 90, esse parque industrial sofreu um processo de reestruturação, modernizando-se para enfrentar a concorrência, principalmente dos produtos asiáticos.

Apesar da predominância do setor têxtil, outros ramos industriais têm uma atuação importante, como metalurgia, borracha (produção de pneus), alimentícia (sucos naturais) e plásticos. Existem dois distritos industriais (um deles privado). Entre as principais empresas localizadas no município, estão: Goodyear, Santista Têxtil, Fibra DuPont Sudamérica, Polyenka, Degussa, Ficap, Toyobo, Schlumgerger, Cerdec, Corttex, Tabacow, Unitika, Dahruj, Novafio, Barblocher, Nova Americana, Tecelagem Jacyra, Tecelagem Jolitex, KSB Bombas Hidráulicas.

Na área da saúde, o município conta com sete hospitais, além de 20 postos de saúde e várias clínicas.

 

 

A rede de ensino superior da cidade compreende as seguintes instituições: Faculdade de Tecnologia de Americana – Fatec, que atua na formação de tecnólogos têxteis e de Processamento de Dados; Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal, com dez cursos, entre eles Direito e Engenharia Elétrica; e Faculdade de Americana – FAM, que oferece 18 cursos de graduação ligados às áreas de Exatas, Humanas e Saúde. Há, também, escolas técnicas profissionalizantes e unidades locais do Senai e Sesi. A população tem acesso, ainda, aos centros universitários de excelência existentes em cidades próximas, como Campinas, onde estão instaladas a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, e Piracicaba, com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq.

Em 1997, Americana foi classificada pela Embratur como município turístico e, desde então, vem investindo em melhorias, para atrair um número crescente de visitantes. Uma das principais atrações da cidade é o Parque Ecológico Cid de Almeida Franco, com 120 mil m2, onde existe um zoológico com cerca de 400 animais de 107 espécies diferentes, parte delas ameaçada de extinção. O parque abriga, também, o Observatório Municipal de Astronomia, o Horto Florestal, duas lanchonetes, além de manter um Núcleo de Educação Ambiental, com capacidade para 40 pessoas.

Outros locais interessantes são a Praia dos Namorados e a Praia Azul, situadas às margens da Represa do Salto Grande, no Rio Atibaia, com quiosques, lanchonetes e playground. A Avenida Brasil, cartão postal de Americana, possui majestosas palmeiras imperiais, bares, restaurantes e é um corredor de acesso ao Parque Ecológico, utilizado como pista de cooper. Na Praça Comendador Müller, onde estão a Biblioteca Municipal, o Museu de Arte Contemporânea e o monumento ao Soldado Constitucionalista, é realizada a feira de artesanato. O Velódromo Municipal, localizado no Conjunto Poliesportivo Ayrton Senna da Silva, ocupa área de mais de 34 mil m2 e possui pista oficial, com medidas que atendem às exigências da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Existem, ainda, várias edificações de importância histórico-cultural: o Museu Histórico Pedagógico Dr. João da Silva Carrão, popular "Casarão", construído em taipa há cerca de 200 anos, que abriga um acervo de 5 mil peças, incluindo instrumentos utilizados nas senzalas, como aparelhos de tortura, jornais antigos e objetos de ex-combatentes; o Casarão Herman Müller; o Teatro Municipal Lulu Benencase; a Matriz "Velha" de Santo Antonio, do final do século XIX, e a atual Matriz de Santo Antonio, ambas construídas por imigrantes italianos; e a Igreja São João Batista de Carioba.

Os principais clubes recreativos são: Clube do Bosque, Iate Clube de Americana, Flamengo Futebol Clube, Rio Branco Esporte Clube e Sociedade Recreativa Dançante dos Veteranos de Americana.

Durante todo o ano, ocorrem eventos culturais e comerciais na cidade, que conta com diversos hotéis, a maioria com salões para eventos e convenções.
Americana possui dois shopping centers e 20 agências bancárias.

Existem quatro provedores de acesso à Internet, duas emissoras de rádio AM e duas FM, dois canais de TV e dois jornais diários de circulação local e regional.

 
Foto: Victor Vicentini
Fontes consultadas:
Fundação SEADE • Investimentos.SP - 2008