Mapas temáticos, regiões e cidades> Ferrovias
 
Clique nas rotas de trens turísticos para conhecer mais sobre elas, ou nos nomes das cidades.
 
Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais sobre o Trem Turístico Campinas - Jaguariúna Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais sobre o Trem Turístico Campos do Jordão - Pindamonhangaba Clique aqui para saber mais Clique aqui para saber mais
 
    Ferroviárias do Estado
 
Para mais informações sobre as ferrovias acesse o site de cada uma delas.
Ferroviária
Contato
ALL - América Latina Logística
FCA - Ferrovia Centro - Atlântica
FERROBAN - Ferrovia Bandeirantes
FERRONORTE - Ferrovia Norte Brasil
Ferrovia Novoeste
MRS Logística
    Trem turístico Campinas - Jaguariúna
 


O passeio de Maria Fumaça tem objetivo cultural e recreativo, atendendo escolas, clubes, associações de terceira idade e o público em geral. Durante o passeio, monitores especializados contam a história do trem e do café, fazem comentários sobre a sociedade da época, os Barões do Café e a rotina dos trabalhadores nos cafezais.

Com o restauro das estações, equipamentos, carros e locomotivas a vapor, pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo já visitaram a cidade para conhecer uma autêntica ferrovia do século XIX.

Fundada em 1872, a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro inaugurou este primeiro trecho (Campinas - Jaguary, hoje Jaguariúna) em 3 de Maio de 1875, contando com a presença do Imperador D. Pedro II.

Na década de 80, Jaguariúna não comportava mais os trens no meio da cidade, sendo necessária a mudança do acervo para Campinas, na Estação "Carlos Gomes", quase na divisa entre os dois municípios. Por esta razão, atualmente, o ponto final do passeio é na margem esquerda do Rio Jaguari.

O principal Projeto Turístico da atual administração jaguariunense é fazer com que a "Maria Fumaça" chegue novamente à antiga Estação, que foi restaurada e abriga o Centro Cultural de Jaguariúna. A obra é perfeitamente viável e conta com total apoio da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que detém o comodato do trecho.
 
    Trem turístico Campos do Jordão - Pindamonhangaba
 


Idealizada pelos médicos sanitaristas (que conheciam a situação climática da então pequena Vila de Campos do Jordão), a construção da Estrada de Ferro iniciou-se na cidade de Pindamonhangaba, proporcionando um meio de acesso àquela localidade, a 1.700 metros de altitude para aproveitamento do clima ali reinante, como elemento coadjuvante na cura de doenças respiratórias.

O percurso de 47km, ligando as cidades de Pindamonhangaba a Campos do Jordão é realizado por confortáveis Automotrizes elétricas, construídas nas oficinas da própria Estrada de Ferro Campos de Jordão e dotadas de som ambiente e guia acompanhante.

Durante o percurso o trem faz paradas em diversos pontos turísticos como o Parque "Reino das Águas Claras", Mirante Nossa Senhora Auxiliadora,Ponto Culminante Ferroviário do Brasil- além de outras mais rápidas para fotos e filmagens.

Além destes serviços a Ferrovia opera o Trem Turístico Urbano, ligando as diversas Vilas que formam a Estância de Campos do Jordão. O percurso de 8km, interliga as Estações Emílio Ribas (Capivari) e Abernéssia.

Em Pindamonhangaba a Estrada de Ferro, também mantém este serviço de atendimento ao público através de Trens de Subúrbio, que vai do centro da cidade Estação Pindamonhangaba até o Parque Reino das Águas Claras no bairro Piracuama, num percurso de 20km.
 
Todos os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas: Ministério dos Transportes ANTFPrefeitura do Município de Jaguariúna
Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão EFCJ • 2008