Conheça as Cidades Paulistas> Região Central ou de Araraquara
 
 
    Região Central Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
Adquira este mapa / Get this map here Adquira este mapa/ Get this map here
 
    A Região:

• Tem no município de São Carlos um dos principais pólos de Ciência e Tecnologia do país.

Com 26 cidades distribuídas em uma área de 11.018 km2, a Região Central tem este nome por estar localizada bem no centro geográfico do Estado de São Paulo. É uma das menores do Estado em termos de território e população, ocupando apenas 4% do território paulista. Com quase 900 mil habitantes, a região é a sétima que mais cresceu no Estado, segundo levantamento da Fundação Seade para a Assembléia Legislativa. São Carlos, Matão, Araraquara, Américo Brasiliense e Porto Ferreira são os municípios mais densamente povoados desta região  

No levantamento da Seade, destaca-se também a situação social da região: se fossem ordenadas as regiões administrativas do Estado através dos indicadores de longevidade e escolaridade, a Região Central ocuparia a 2a e 3a posições, respectivamente.

 
    Cidades da região: 26 cidades
 
Américo Brasiliense
Araraquara
Boa Esperanca do Sul
Borborema
Cândido Rodrigues
Dobrada
Fernando Prestes
Gavião Peixoto
Ibitinga
Itápolis
Matão
Motuca
Nova Europa
Rincao
Santa Ernestina
Santa Lucia
Tabatinga
Taquaritinga
Trabiju
Trabiju
Descalvado
Dourado
Ibaté
Porto Ferreira
Ribeirão Bonito
Santa Rita d'Oeste
São Carlos
 

Dica: Acesse aqui a TABELA DE DISTÂNCIAS ENTRE AS CIDADES DESTA REGIÃO, uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
A SP-310, que faz a ligação com as regiões de Campinas e de São José do Rio Preto, é a principal rodovia a servir a região central do Estado. Araraquara possui um importante entroncamento ferroviário, com ligações ao norte, leste e oeste do Estado, que servem ao transporte de cargas e fica próximo da hidrovia Tietê-Paraná. Aeroportos regionais fazem o transporte aéreo a partir das cidades de São Carlos e de Araraquara.
 
    Economia:

A região possui uma economia forte, com produção de alto valor agregado e com entrada nos mercados externos. A economia da região é determinada pela alta diversificação de atividades em cada um de seus municípios. São Carlos, por exemplo, é um destacado centro de pesquisas, com dezenas de empresas atuando nas áreas de automação, informática e tecnologia da informação, mecânica de precisão e química fina, com parte significativa da produção voltada para a exportação. O município conta, ainda, com dois centros de pesquisa da Embrapa, e diversas companhias que atuam nos ramos agropecuário, metalúrgico, de alimentos, têxtil, eletrônico etc. Araraquara tem dinamismo semelhante. Lá, a agroindústria está basicamente voltada para a produção de açúcar, álcool e suco de laranja (quatro indústrias estabelecidas na região respondem por 96% da produção brasileira de suco de laranja). Em volta de Araraquara, as principais indústrias estão no setor metal-mecânico, metalúrgico, aeronáutico, têxtil, agrícola, sucroalcooleiro e de alimentos e bebidas.

Na produção agrícola, destacam-se a cana-de-açúcar (com preponderância) e a laranja. Em seguida, aparecem a carne de frango, a carne bovina, a manga e o limão. No município de Descalvado, destaca-se a produção de frango, além de produção de álcool e açúcar e de produtos alimentícios.

 
    Educação:

A região mostra evolução no indicador de escolaridade, com avanços significativos na cobertura dos ensinos fundamental e médio. Somente sete cidades da região central apresentam participação muito limitada da rede municipal no ensino fundamental público. A região é um dos mais expressivos pólos educacionais do Estado de São Paulo, com duas das mais conceituadas universidades públicas do país, a USP e a UFSCar. Em Araraquara está instalado um dos campi da Unesp.

As principais unidades de ensino e pesquisa são:

• Universidade Federal de São Carlos;
• Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara;
• Faculdade de Odontologia de Araraquara;
• Centro Paula Souza, Instituto de Estudos Avançados – USP;
• Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP;
• Instituto de Física de São Carlos – USP;
• Instituto de Química de São Carlos – USP;
• Instituto de Química de Araraquara – Unesp.  
• Instituto de Zootecnia;
• Instituto Agronômico de Campinas;
• Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais;
• Centro de Estudos Ambientais;
• Instituto de Geociências - Unicamp.

 
    Principais Cidades:
• São Carlos
• Araraquara
• Taquaritinga
• Matão
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades
Mapas Temáticos de São Paulo