Conheça as Cidades Paulistas> Região de Marília
 
 
    Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
Adquira este mapa / Get this map here Adquira este mapa/ Get this map here
 
    A Região:

• Tem ótima infra-estrutura de transportes de cargas.

A Região de Marília está localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo. A região possui 886.735 habitantes distribuídos em 51 municípios, muitos dos quais pouco povoados. Borá, com apenas 809 habitantes, é o menos populosa do Estado. O maior dos municípios da região é sua sede, Marília, onde vivem 200 mil habitantes. A Região Administrativa de Marília registra irregularidade no desenvolvimento de seus municípios. A partir das dimensões de renda, longevidade e escolaridade observa-se apenas uma cidade (Pedrinhas Paulista), que reúne bom desempenho nos três indicadores. Os municípios em piores situações de renda, expectativa de vida e educação.

 
    Cidades da região: 51 cidades
 
Assis
Campos Novos Paulista
Cândido Mota
Cruzália
Florínea
Ibirarema
Lutécia
Maracaí
Palmital
Paraguaçu Paulista
Pedrinhas Paulista
Platina
Taruma
Álvaro de Carvalho
Alvinlândia
Echaporã
Fernão
Gália
Garça
Júlio Mesquita
Lupércio
Marília
Ocauçu
Oriente
Oscar Bressane
Pompeia
Vera Cruz
Bernardino de Campos
Canitar
Chavantes
Espirito Santo do Turvo
Ipaussu
Óleo
Ourinhos
Ribeirão do Sul
Salto Grande
Santa Cruz do Rio Pardo
São Pedro do Turvo
Timburi
Arco-Íris
Bastos
Bora
Herculândia
Iacri
João Ramalho
Parapuã
Quatá
Queiroz
Quintana
Rinopolis
Tupã
 

Dica: Acesse aqui a TABELA DE DISTÂNCIAS ENTRE AS CIDADES DESTA REGIÃO, uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
Três rodovias principais servem à região, BR-153, SP-294 e SP-333 e, juntamente com a Hidrovia Tietê-Paraná, dão vazão ao movimento de cargas, facilitando o escoamento da produção. Aeroportos regionais estão disponíveis nos municípios de Marília, Tupã, Assis e Ourinhos.
 
    Economia:

O perfil econômico da Região de Marília assemelha-se ao das outras regiões localizadas no oeste do Estado. A região mariliense tem sua base econômica centrada na agricultura e pecuária, e é responsável por 7% da produção agropecuária. É uma das maiores produtoras de café do Estado, também cultivando cana-de-açúcar, milho, arroz, feijão, amendoim, seringueiras e frutas cítricas. A criação do gado de leite faz da Região Administrativa de Marília uma das principais bacias leiteiras do tipo B do Estado. A região ainda tem criação de gado de corte e aves e o cultivo de soja.

A região é responsável por apenas 0,9% do valor adicionado industrial paulista. A atividade industrial que mais se destaca, tanto pelo valor adicionado como pela geração de emprego, é a fabricação de alimentos e bebidas, em segundo lugar vem a fabricação de máquinas e equipamentos, atividade que é impulsionada pela dinâmica agropecuária da região. O município de Pompéia é um dos maiores pólos de produção de implementos agrícolas do país.

 
    Educação:

Em se tratando de escolaridade, a região está em patamar ligeiramente superior ao do conjunto do Estado: 14 municípios ficaram acima da média estadual, 35 não atingiram o escore médio paulista e há alguns que foram classificados nas últimas posições da escala de escolaridade.

As informações coletadas pela Seade revelam que o indicador de cobertura do ensino fundamental da região supera a média do Estado, enquanto o referente ao ensino médio quase se iguala à respectiva média estadual.

As principais unidades de ensino e pesquisa são:

• Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Unesp;
• Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA;
• Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis;
• Universidade Estadual Paulista - Unidade diferenciada de Tupã, Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa;
• Centro Paula Souza.

 
    Principais Cidades:
• Assis
• Marília
• Ourinhos
• Pompéia
• Tupã
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades
Mapas Temáticos de São Paulo