Conheça as Cidades Paulistas> Região de Santos ou Baixada Santista
 
 
    Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais! Clique aqui para saber mais!  
Adquira este mapa / Get this map here Adquira este mapa/ Get this map here
 
    A Região:

• Abriga o principal ponto de escoamento da produção brasileira, o Porto de Santos;
• Está estrategicamente situada a menos de 100 km da capital São Paulo e das indústrias da região do ABC;
• Possui excelentes conexões de transporte viário (Sistema Anchieta - Imigrantes e Rodovia Manuel da Nóbrega).

A Região Metropolitana da Baixada Santista está localizada no litoral paulista sendo sede do Porto de Santos, o maior e mais importante complexo portuário da América do Sul, em torno do qual se desenvolveu a economia regional. É a região paulista que possui o menor número de municípios (nove), ocupando apenas 1% do território estadual, e a segunda maior densidade demográfica do Estado.

 
    Cidades da região:
 
Bertioga
Cubatão
Guarujá
Itanhaém
Mongaguá
 
Peruíbe
Praia Grande
Santos
São Vicente
 
 

Dica: Acesse aqui a TABELA DE DISTÂNCIAS ENTRE AS CIDADES DESTA REGIÃO, uma boa conveniência para quem quer planejar sua blitz comercial ou mesmo visitar de forma planejada as cidades de cada região.

 
    Transporte:
A região está situada a menos de 100 km da capital São Paulo e das indústrias da região do ABC, além de possuir excelentes conexões de transporte viário através do Sistema Anchieta – Imigrantes, Rodovia Manuel da Nóbrega e a BR-101(que liga a Baixada Santista ao município do Rio de Janeiro), duas linhas ferroviárias que atravessam todo o Estado de São Paulo desembocam no Porto de Santos, interligando a região a municípios importantes como São Paulo, Campinas, Bauru e Araraquara. O Porto de Santos faz a conexão de cargas e passageiros com o resto do Brasil e com o mundo.
 
    Economia:

A Região Metropolitana da Baixada Santista apresenta uma economia diversificada, na qual se destacam a indústria, os serviços e o turismo. O Município de Santos, que abriga o porto, atrai empresas interessadas nos negócios de importação e exportação, além de investimento nas atividades auxiliares de transporte e agências de viagens voltadas, basicamente, para melhorias do complexo portuário da Baixada Santista.

A atividade industrial é a mais importante para a economia da região, empregando mais de 11% da força de trabalho regional. Os setores industriais mais relevantes são o de refino de petróleo e álcool, fabricação de produtos químicos e metalurgia básica. As indústrias de alimentos e bebidas também são atividades com importância na região por empregarem grande porcentagem da mão-de-obra disponível. Cubatão é um dos principais pólos de metalurgia básica de todo o país.

Com exceção de Cubatão, os municípios da região atraem visitantes de todas as regiões do Estado e possuem clara vocação para o turismo. As praias dos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe atraem, nos fins de semana, milhares de visitantes de todas as regiões do Estado.

Essas cidades também recebem milhares de famílias em férias, em especial nos períodos de recesso escolar e de festas, alimentando as atividades ligadas à hoteleira e hospedagem, restaurantes e bares e o comércio local. No entanto, os empreendimentos hoteleiros estão começando a ser atraídos pela região recentemente.

 
    Educação:

A região possui dois principais centros de estudo e pesquisa:

• Universidade Estadual Paulista - Campus de São Vicente;
• Centro Paula Souza.

 
    Principais Cidades:
• Santos
• São Vicente
• Guarujá
• Bertioga
• Cubatão
 

Os mapas apresentados aqui, são de caráter informativo e estão sujeitos à confirmação.
É proibida a reprodução destas imagens, exceto com autorização fornecida pela Opy Editora Ltda.

Fontes consultadas:  investimentosSP • DER

 
Sites do Portal   Sites do Portal
 
ìndice de Mapas temáticos   Mapas temáticos de São Paulo
 
Twitter OPYCidades
Mapas Temáticos de São Paulo